Pular para o conteúdo principal

EXAMES CONTRASTADOS - URETROCISTOGRAFIA FEMININO

O objetivo deste exame é avaliar a parte fisiológica da bexiga e uretra. As fisiologias destes órgãos estão relacionadas á micção da urina do meio interno para o meio externo do corpo. Desta forma, fica claro que as radiografias deverão ser realizadas enquanto o paciente “urina” o meio de contraste que estará em sua bexiga.

É muito comum o exame ser solicitado para o diagnóstico de infecção urinária e para visualizar suspeita de refluxo ureteral. Por esses motivos, a maioria dos pacientes são crianças. O exame de Uretrocistografia Miccional é realizado com maior freqüência em pacientes do sexo feminino, já que, para os homens, é comum ser solicitado a Uretrocistografia Retrógrada, como vimos na publicação anterior. Mas pacientes de ambos os sexos e de diversas idades são submetidos também ao método miccional. O exame também é solicitado para visualização de estenose no canal da uretra, incontinência urinária, dentre outros motivos.

QUAL O MATERIAL UTILIZADO ? 


  • Luvas ;

  •  Sonda vesical;

  •  Gaze;

  •  Tópico; 

  • Pomada anestésica;

  •  Contraste iodado, Equipo, 

  • Soro fisiológico (250 ml para crianças e 500 ml para adultos) ; 

  • toalhas.

  •  A concentração entre o contraste e o soro fisiológico é a seguinte: 25 ml de contraste para o frasco de 250 ml de soro fisiológico e 50 ml de contraste para um frasco de 500 ml de soro fisiológico.


COMO REALIZA O EXAME ? 

Paciente em decúbito dorsal, realizamos uma radiografia “piloto” da região pélvica (localizada) em filme 18x24 sentido transversal para visualização de técnica e posicionamento.

Em seguida, inicia-se o procedimento de assepsia. Após, introduzimos a sonda vesical (ou de foley), pela uretra (o tamanho da sonda utilizada deve seguir o critério da idade e tamanho do paciente). Com a sonda na bexiga adaptamos o equipo e deixamos que o contraste diluído ao soro fisiológico preencha a bexiga.

Em determinado momento (quando a bexiga estiver cheia), realizamos uma radiografia localizada* (para comprovar que a bexiga está cheia), A bexiga estando cheia, retiramos a sonda (o objetivo é visualizar o trajeto natural, portanto não se deve deixar a sonda durante a micção) e após, instruímos o paciente para que o mesmo force para urinar. Quando o paciente estiver urinando, é realizado as incidências radiográfica (em média de três radiografias em AP*).

Pode-se incluir também caso seja necessário, radiografias nas posições oblíquas direito e esquerdo. Caso seja necessário é recomendado que se realize uma radiografia pós-micção. Alguns pacientes, vão encontrar dificuldades de urinar deitados. Após algumas tentativas sem sucesso de micção, pode-se realizar o exame em ortostático, neste caso na estativa.

Obs. É muito importante NÃO cortar a uretra e mais importante ainda, é visualizar o contraste passando pela mesma durante a micção.

Veja agora como algumas imagens da Uretrocistografia Miccional.

CRIANÇA :



ADULTOS: 



REFLUXO



SÍNDROME DE WILLIAMS:



BEXIGA NEUROGÊNICA:


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

URETROCISTOGRAFIA RETRÓGRADA (MASCULINA)

Uma das indicações mais comuns é a investigação de refluxo vesico uretral. São realizados por meio da inserção de uma sonda e meio de contraste na região vesical. São pouco recomendados pela susceptibilidade de infecção e traumatismo. QUAIS AS INDICAÇÕES PARA O EXAME?  Cálculo Uretral ;   Tumor na Uretra ;   Retenção Urinária ; Estenose da Uretra ; Refluxo Uretral ;  Trauma. QUAIS SÃO AS CONTRAINDICAÇÕES PARA O EXAME?   Usuário que apresente um quadro severo de desidratação ou desequilíbrio eletrolítico ; Insuficiência renal ;  Reação alérgica ao meio de contraste ;  QUAIS OS MATERIAIS UTILIZADOS? Luvas de procedimentos ;   Gazes Estéril ;  Substância para desinfeção ;  Solução Fisiológica ;  Xilocaína ;  Anestésico ;  Pinça de Brodney, seringa ;  Contraste Iodado. COMO REALIZA O EXAME?   Solicitar que o us...

EXAMES CONTRASTADOS - URETROCISTOGRAFIA MICCIONAL DE CRIANÇA

O exame de uretrocistografia miccional avalia o tamanho e a forma da bexiga e da uretra, que é o canal de onde sai a urina. Este procedimento é indicado principalmente para pesquisar se uma criança tem refluxo vesico ureteral. U ma condição em que a urina da bexiga volta para cima, em sentido inverso, muitas vezes, até o rim. QUAIS AS INDICAÇÕES CLINICAS?    Incontinência Urinaria ;   Uretra em Peão ;   Refluxo visico- uretral ;   Estenose de uretra ;  Traumatismo. COMO REALIZA O EXAME ?  " O técnico irá perguntar por que o exame foi solicitado e explicar o procedimento para você e seu filho. A bexiga precisará ser sondada para este exame. Um profissional de enfermagem irá fazer a assepsia, limpando a região uretral com algodões embebidos em antisséptico, geralmente clorexidina. Após a limpeza, ele colocará um anestésico local, geralmente xilocaína gel. Depois, uma fina sonda será colocada na bexiga da criança.   O peq...

EXAMES CONTRASTADOS - URETROCISTOGRAFIA MICCIONAL ADULTO

O exame de uretrocistografia miccional adulto é responsável por estudar a uretra , bexiga e visualização de refluxo vesico-ureteral e é realizado em ambos os sexos. QUAIS SÃO AS INDICAÇÕES CLINICAS?   Traumatismo  Perda involuntária   Infecção urinária  Litíase  QUAIS OS MATERIAIS NECESSÁRIOS PARA ESSE EXAME?  Soro fisiológico 450 ml Contraste Iodado 50 ml  Sonda Vesical  Equipo de soro   Cuba rim  Anestésico em gel 2% Sonda   Material antisséptico   Gazes  Luvas   PINÇA ( Brodley 4 garras ou knusten 2 garras ) COMO É REALIZADO O EXAME?   Com o paciente em DD,o plano médio sagital deve estar alinhado com a LCM. Deve-Se realizar uma radiografia simples da bexiga em AP para verificação da técnica empregada e variações anatômicas.  Após a radiografia ...